Por que o Blog se chama Círculo Espinosista?



Por que escolhi esse nome para o Blog?

Neste post será explicado o porquê do titulo se chamar “Círculo Espinosista de Relações Internacionais” e quais os motivos que me levaram a escolhê-lo. O Círculo Espinosista foi um movimento criado pelos filósofos Von Baruck Espinosa, Enden, Lodewijk Meyer e os irmãos Adriaen e Johannes Koerbagh no século XVII. As reuniões do Círculo Espinosista tinham o claro intuito de desenvolver meios para atacar a elite da época, que se auto-intitulavam especialistas em matérias como a Jurisprudência, Medicina e a Religião.  Esses supostos especialistas utilizavam de terminologias arcanas e em latim para criar uma espécie de barreira, com o intuito claro de excluir o conhecimento daquelas classes menos abastadas. Espinosa e seus amigos filósofos se reuniam em um círculo para debater ideias revolucionarias que vieram a ficar conhecidas como o Iluminismo Radical, com o objetivo claro de tirar o controle da Jurisprudência, Medicina e Religião da elite da época.
Os membros do Círculo Espinosista queriam tornar a educação acessível a todos, reescrevendo as matérias de Direito, Medicina e Religião na língua cotidiana e assim tornando as matérias mais fáceis de serem compreendidas pelas pessoas comuns. Para citar um exemplo, os irmãos Adriaen e Johannes Koerbagh escreveram um livro que funcionou como uma espécie de dicionário, com todas as traduções e terminologias de Direito que estavam em latim, para um dialeto que estava mais claro para o povo. O livro se chama Bloemhof e nele os irmãos também argumentam como os termos eram utilizados para enganar as pessoas e restringir o conhecimento a elas. Para uma melhor compreensão recomendo o livro de Jhonatan Israel intitulado “Iluminismo Radical a filosofia e a construção da modernidade” no qual ele cita a importância de Espinosa, como sendo a coluna vertebral intelectual do Iluminismo radical europeu.
Como influência digna e honesta o alicerce para o desenvolvimento desse Blog é esse deixado pelo Círculo Espinosista, de expandir o conhecimento e deixá-lo acessível a todos. Acredito que todas as pessoas possuem as mesmas capacidades para executar qualquer tarefa ou aprender qualquer coisa, bastando apenas interesse e oportunidades para isso. Geralmente o meio acadêmico e seus indivíduos (não todos!) usam terminologias para obscurecer áreas do conhecimento quase que por ego e assim reserva de modo exclusivo o conhecimento para um círculo restrito de pessoas, que possuem instrumentos e treinamentos profissionais específicos para compreendê-lo. É importante dizer que isso acontece em todas as extensões universitárias e o curso de Relações Internacionais não é o único a fazer isso. Aqui pretendo discorrer sobre as teorias de Relações Internacionais de uma forma simples e direta, sendo até mesmo mais prático para aquelas pessoas que já possuem um conhecimento e só querem realizar uma revisão da matéria, assim procurando abranger apenas à essência da teoria.
É importante dizer que não quero ser simplista e entendo que é necessário que existam alguns termos e conceitos para a melhor compreensão de uma ideia. Por isso sempre que possível, irei destrinchar cada terminologia que seja uma barreira para o entendimento e sempre recomendarei uma leitura complementar de algum autor essencial daquela matéria para as pessoas que querem aprofundar o conhecimento.


Bruno Alves

Comentários